Carta de Apresentação

MAIS UM GRUPO A FAVOR DA VIDA!

  O Grupo Katumbaia nasceu oficialmente em 26 de março de 2009, composto por ativistas individuais que perceberam a necessidade de se unir para combater as injustiças e crueldades cometidas contra os animais, objetivando o convívio harmônico com o meio ambiente, assumindo um caráter sócio-ambiental. Somos um grupo sem fins lucrativos, pacífico; proposto ao trabalho de conscientização, na busca por um mundo onde haja respeito pela vida.
  Acreditamos que grande parte dessas injustiças e crueldades cometidas contra os animais, além da exploração a qual são submetidos, vem de um pensamento onde se afirma que o ser humano é superior ao restante da natureza, podendo, assim, fazer com ela o que bem entender. Este preconceito é definido como antropocentrismo, que apresenta como característica intrínseca o especismo, onde os interesses de uma espécie têm menor importância que os de outra, julgada como superior.
  Nós do Grupo Katumbaia entendemos que esta forma de pensar traz um mal não só aos animais como também aos seres humanos, pois inconscientemente assentamos nossas visões de mundo sobre uma base ilógica e injusta que influenciará negativamente nossas ações. Como resultado, tal "olhar superior" e o fato do homem não sentir-se integrado à natureza (do contrário notaríamos que estamos em par de igualdade com os demais animais no tocante ao direito de integridade física e liberdade) consolidam-se como pilares de vários problemas sociais como, por exemplo, as guerras.
  Além do mais, sabe-se que todas as espécies possuem características específicas relacionadas a uma função biológica no seu meio, onde uma tem influência sobre a outra e todas participam da harmonia ou do desequilíbrio do todo, sendo mais uma vez, inaceitável a afirmação da superioridade.
  Lutar pela dignidade dos animais é lutar diretamente pela integridade e melhoria da vida do animal humano, pois, ao negar o especismo quebramos preconceitos e pregamos valores éticos ensinando o homem a respeitar as diversas formas de vida inclusive a sua própria. Quanto mais avançarmos no respeito equânime e no fato de nos sentirmos uma espécie natural e igual em essência e direitos, mais aprenderemos a compreender as diferentes percepções do próximo, construíndo um caminho mais sábio ao diálogo, tão necessário ao animal social que somos.
  Apoiamos a união dos movimentos sociais e a globalização das causas entre todos os militantes. Ativistas que lutam por assistência aos moradores de rua, reforma agrária ou libertação animal estão todos envolvidos na mesma busca de respeito à vida. Portanto, o Biocentrismo vem para eliminar os individualismos e unir todas as bandeiras em torno de um único objetivo, a valorização da vida. Quando entendemos esta mensagem findam-se todos os sectarismos existentes entre os militantes de diversas áreas, fortalecendo então todas as vertentes da luta.
  Chega de tratarmos os animais como objetos, de os tirarmos de seu habitat para a nossa diversão, de os utilizarmos em cruéis experiências, de fazermos deles biofábricas. Chega de humilhá-los, de ridicularizá-los. Queremos mais respeito à vida!


Obs.: O grupo Katumbaia é um grupo que visa à conscientização e não recebe animais.
"Trabalhar os males do homem é dar oportunidade as suas virtudes!"




Causas que buscamos (bandeiras de luta):


-Por um cuidado digno aos animais de rua, e por uma educação ambiental nas escolas que trate de especismo (em algum nível) e guarda responsável, essencial à formação do caráter do indivíduo;


-Agroecologia, por segurança alimentar e para que exista campo para alimentação natural e menos destrutiva como vemos no modelo atual de monoculturas, impulsionadas em sua maior parte pela pecuária;


-Pelo fim de animais em circos, onde eles têm sua dignidade perdida, são humilhados, ridicularizados e treinados cruelmente, além de viverem em condições precárias longe de seu habitat natural;


-Pela substituição de Zoológicos por Santuários;


-Pela substituição de animais nos ensino e na pesquisa por métodos substitutivos;


-Pela adoção de animais. Lembrem-se, eles não são mercadorias;


-Pelo fim da prática odiosa e cruel que é o rodeio, onde vemos animais adotando comportamentos contrários aos naturais para se livrar do desconforto e da dor que lhe são causados;


-Pelo biocentrismo, a valorização da vida em todas as suas formas e igualdade de importância entre as espécies.


Interessou-se pela causa? Não há pré-requisitos para entrar no Grupo Katumbaia, basta ter amor, consciência e vontade de ajudar e de lutar por um mundo mais justo! Ter coragem para fazer o bem. E isso todos temos um pouco. Se você acredita nisso, então junte-se a nós!


Entre em contato através do e-mail katumbaia@gmail.com para dúvidas, críticas ou sugestões.




"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais... os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."


Charles Darwin

Nenhum comentário: